Novo Ensino Médio: Novo ano, novas regras
Colégio Adventista de Florianópolis realiza atividade especial para explicar Novo Ensino Médio
O ano letivo é novo, a volta as aulas presenciais também. Mas a maior novidade que entra em vigor a partir de agora são as diretrizes curriculares para o Novo Ensino Médio. A mudança trouxe consigo significativas diferenças que exigirão de gestores, professores e alunos disposição para se adaptar e flexibilidade para aprender. Como tudo está em transformação, medidas especiais foram tomadas por algumas escolas para facilitar este momento de entrosamento com os novos modelos. É o caso do Colégio Adventista de Florianópolis (unidade do centro) que nestas primeiras semanas de aula decidiu realizar encontros especiais com os alunos para explicar tudo que muda a partir de agora.
A professora Cláudia Marlete, coordenadora educacional da unidade, explica que o objetivo destas aulas especiais foi promover melhores explanações a respeito de como o processo educacional vai ocorrer e quais são as necessidades e deveres dos alunos nesta nova etapa. “Com as mudanças, o currículo escolar foi flexibilizado e decidimos explicar aos alunos, em três etapas, como isto funcionará”, comenta. Para ela, a maioria dos alunos que chega do Ensino Fundamental II ainda não tem noção da profissão ou campo de atuação que deseja adotar para o futuro. As reuniões buscaram explicitar como o programa pedagógico do Novo Ensino Médio (NEM) poderá contribuir para que esta escolha seja mais consciente.
Antes mesmo de encontrar os alunos, os professores da unidade receberam treinamento especial. Afinal, todas as informações para a implantação do novo modelo pareciam não se encaixar na semana letiva. Mas com o devido preparo e capacitações foi possível unificar o corpo docente em prol de um interesse comum. “Melhorar o ensino e assegurar ao aluno decisões mais certeiras, realizadas de forma mais responsável e consciente das aptidões e interesses profissionais individuais”, explica Cláudia.
A nova grade curricular exige que professores se atualizem constantemente, atentos às inovações mundiais em todos os campos. Desta forma, o aluno recebe a melhor formação com tempo necessário para se preparar para a fase seguinte da vida. Amanda Ramos Garcia, aluna do primeiro ano do Ensino Médio, comenta que a dedicação que ela notou nos professores na criação deste novo ambiente de ensino foi muito motivadora. “Vejo meus professores e coordenadores se esforçando ao máximo para nos entregar o melhor. Eles participam de reuniões e capacitações e tem sido interessante e animador observar”, conta.
O programa inaugural para apresentação do NEM foi realizado pela escola durante 3 semanas. Na primeira, os alunos se reuniram em um ambiente fora da sala de aula onde receberam uma apresentação geral sobre o funcionamento da nova grade curricular. Na sequência realizaram um teste individual de aptidões. Na segunda semana, os testes foram devolvidos após uma palestra com uma psicóloga que, também, explicou o que significavam os índices e gráficos recebidos por cada aluno. “Todos os estudantes receberam um dossiê pessoal, contento a interpretação de seus testes e explicações a respeito das tendências de comportamento e perfil profissional. Também receberam uma lista de sugestões de profissões que poderiam escolher”, enfatiza Cláudia.
Na terceira e última semana, os alunos receberam palestras dos professores dos núcleos de Ciências da Natureza e Ciências Humanas explicando suas respectivas áreas e apresentando as características daqueles que se encaixam nos campos específicos. Após o debate, os estudantes foram convidados a construir juntos, e com base em conhecimentos de todas as disciplinas, uma “pedra fundamental”. “Conduzimos todos ao pátio, fizemos cálculos, cortes, mistura de materiais, terminando por produzir um grande ‘A’ em concreto. Todos assinaram a pedra e depositaram na massa ainda molhada pequenas cápsulas onde inseriram seus sonhos e ideias para o futuro”, conta Claudia. A coordenadora, animada, também explicou que a “pedra” representa a Educação Adventista e a disposição de todos os envolvidos no processo educacional de fazer o melhor para atingir resultados excepcionais.
Para Laura Figueiredo da Silva, aluna do primeiro ano do Ensino Médio, a atividade gerou uma feliz expectativa de avanço e crescimento no grupo de alunos. O sentimento foi confirmado por Amanda, que afirmou: “através deste novo projeto, nós alunos, teremos oportunidade de encontrar caminhos acertados. Entender que não é preciso, necessariamente, seguir uma profissão por fama ou pressão. É uma grande porta que nos ajudará a ser mais felizes”.
A iniciativa do Colégio Adventista de Florianópolis dá exemplo e ideias para que outras escolas da Rede possam desenvolver atividades semelhantes. Abrindo campo para potencializar todas as oportunidades que o novo modelo do NEM tem intenção de propiciar para alunos e instituições. Que o ano novo ano letivo, em cada uma de nossas escolas, inove em didática, acolhimento e capacitação!
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