Vida digital
Que tal investir em qualidade e segurança na hora de enfrentar o mundo digital?
A digitalização dividiu o mundo entre antes e depois. Conhecemos pessoas, estudamos, compramos e nos divertimos pela internet. Boa parte de nossa vivência acontece virtualmente e, embora isso represente grandes facilidades e muitos avanços, há complicações que comprometem nossa qualidade de vida.
É cada vez mais recorrente o número de pessoas que caem em golpes, além de ser possível desenvolver algum vício em redes sociais. Para evitar esses problemas, vale a pena investir em comportamentos que preconizam a qualidade de vida e a vivência saudável na internet. Que tal investir neste aspecto no ano que começa?
1. Cuidado com a exposição de seus dados
Desconfie de quem pede dados em demasia e disponibilize apenas para sites que foram verificados como confiáveis. Não clique em links suspeitos e ative mecanismos de defesa em seus aplicativos.
2. Use com moderação
Cuidado também com seu tempo de uso. É muito fácil perder o controle e passar horas navegando pela internet. Estabeleça limites para o seu contato com as redes sociais. Modere o que você acessa, como acessa e por quanto tempo acessa.
3. Verifique informações
Desenvolva sua consciência crítica de forma autônoma. Verifique a fonte de tudo que lê e jamais prolifere fake news. As mentiras da web se tornaram conhecidas como armadilhas contemporâneas também.
4. Preze pelo offline
Lembre-se que existe muita vida além da tela. Passe tempo com as pessoas, abrace-as e sinta o contato entre as peles. Ou seja, curta as companhias além das curtidas de uma rede social e compartilhe profundamente a beleza de viver.
Desejamos que você encontre uma vivência saudável e possível com a internet para que desfrute de suas potencialidades sem cair em seus riscos!
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)