Uma experiência com a física
Em modalidade de Crossover, três escolas da Rede Adventista oferecem um curso de física para os alunos do Ensino Médio
Muito mais do que uma disciplina que se limita a conceitos teóricos, a física está em nosso cotidiano, seja nos conteúdos que consumimos ou nas tecnologias que utilizamos. Essa premissa motivou a criação do curso online “Além do Átomo”, que acontece no dia 29 de junho, das 14h às 17h, e envolve três escolas da Rede Adventista: Colégio Adventista de Joinville (CAJ), Colégio Curitibano Adventista Bom Retiro (CCABR), Colégio Adventista São José dos Pinhais (CASJP).
O evento resulta da parceria entre três professores, um de cada uma das instituições envolvidas no projeto. Felipe Luz, Roberto Aguilar e Rudnei Machado oferecem e ministram o curso para os alunos do Ensino Médio. Os interessados podem se matricular pelo site gg.gg/alemdoatomo.
A organização do evento promete uma atividade de alto nível aos matriculados. Os professores se embasaram nos materiais do Perimeter Institute – PI (Canadá) que foram traduzidos para o português pelo Insituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR). Ter duas instituições dessa envergadura no projeto confere credibilidade ao conhecimento e à experiência que serão vivenciados pelos estudantes.
Além disso, os assuntos que serão abordados no curso dialogam com as competências e habilidades determinadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Ensino Médio. Ou seja, será uma chance para os estudantes se aprofundarem em conteúdos que aprendem em sala de aula.
A coordenadora pedagógica do CCABR, Patrícia Braga, lista alguns dos conteúdos que podem ser ampliados durante o encontro. Modelos atômicos, campo magnético, carga elétrica, energia e momento linear serão trabalhados no curso. Ela acredita que esses assuntos despertam interesse nos adolescentes e jovens, sobretudo porque boa parte das tecnologias que eles apreciam decorrem da física moderna.
Esse apreço desperta a curiosidade dos estudantes, os atrai para perto do conhecimento científico e os motiva a participar do curso. “Outro ponto importante é que os alunos passam a entender a importância da ciência e da pesquisa e, mesmo que não sigam por essas áreas, levam o aprendizado para suas vidas e acabam cobrando investimentos em pesquisa dos agentes públicos”, defende.
A estudante do CAJ, Manuela Duarte, declara que se interessa pela área e acredita que o evento despertará o interesse de seus colegas. “Se não fosse a realização desses projetos, muitos alunos não teriam contato com a ciência”, avalia.
Valentina Susanne, aluna do CCABR, também tem expectativas quanto ao evento. Ela enxerga, assim como Patrícia e Manuela, os benefícios que o curso lhe proporcionará a curto e longo prazo. “É importante sempre estar apresentando matérias diferenciadas para que os alunos compreendam melhor diversas áreas do estudo e tenham uma melhor oportunidade de achar um ramo que se identifiquem mais”, acredita.
Entre as experiências que o curso possibilitará, está a análise de imagens reais da câmara de bolas do CERN e das partes que compõem um detector de partículas. Dessa forma, eles verão, experimentarão e entenderão aplicações tecnológicas a nível de laboratório que vieram dos conceitos teóricos ensinados pelos professores.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)
Notícias populares
06 dez, 2022
Férias pelo Sul do Brasil