Três dicas filosóficas imperdíveis para a sua vida
O “amor pela sabedoria” moveu e continua movendo as maiores revoluções intelectuais da humanidade
Tudo que não é tangível ou “visualizável” possui mais dificuldade de absorção, principalmente quando nos referimos a crianças. Quando falamos em “Filosofia” é quase natural vir à mente conceitos nebulosos, ideias imprecisas e uma gama enorme de perguntas. E está tudo certo, pois a ciência que sistematiza o pensamento humano é movida basicamente por tais definições.
Mas talvez, estas concepções não tenham a habilidade de cativar e levar as pessoas a se interessarem por esse universo. Na verdade, são justamente tais contextos que confundem e distanciam a sociedade desses saberes fundamentais, responsáveis pelas maiores descobertas e revoluções da humanidade. Para que que tais conceitos tenham mais significado, sentido e atratividade na sua vida, separamos três técnicas altamente recomendadas:
Conceitos filosóficos dentro da sua realidade e vivências
Dessa forma, tudo ficará mais prático, mais próximo e realmente fará sentido para as pessoas. Além disso, outra forma eficiente de se estudar tais ideias é buscar a história do contexto no qual o filósofo pensou tal conhecimento. Desse modo, o entendimento será muito mais fácil e coerente.
Busque materiais multimídia
Além de diferentes livros que abordam os saberes filosóficos de formas acessíveis, existem inúmeras produções para diferentes faixas etárias que pautam a filosofia de um jeito leve, lúdico e divertido. Esse é o caso do Intervalo Filosófico, uma premiada série em linguagem radiofônica que traz as aventuras da corujinha Sofia, uma ave apaixonada pela área do saber que, junto ao seu tutor, Thiago, conhecem diferentes filósofos das mais variadas correntes. O material está disponível gratuitamente na internet.
Pare, pense, “filosofe”!
Você também pode fazer esse exercício. Observar e refletir situações da atualidade, tentando compreender diferentes prismas, por meio de contextos históricos e socioculturais; ou mesmo por interpretações tendo como olhar diferentes perspectivas para tal questão. Essa habilidade, tão utilizada pelos maiores pensadores da nossa história, pode te levar a desenvolver uma tese ou teoria que não foi explorada, revolucionando a sociedade.
O importante é entender a relevância dessa ciência para a progressão da humanidade. Por isso, não perca mais tempo. Parafraseando Descartes: “Pense, logo exista”!
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)