Seu cérebro anda cansado?
Com a retomada das rotinas presenciais no novo ano escolar, saiba como fortalecer o cérebro e manter a saúde de seu sistema nervoso
Início de ano escolar. Volta às aulas presenciais. Ter que acostumar-se novamente a rotina pré-pandêmica e manter um bom desenvolvimento intelectual. Às vezes parece difícil, não é mesmo? No fim do dia o cérebro fica cansado e dá preguiça de pensar em tudo que nos aguarda na manhã seguinte. Às vezes, se há tarefas que exigem atividade mental na parte da noite, simplesmente é impossível manter a concentração e trabalhar. Bem, algumas escolhas e comportamentos diários podem ajudá-lo a manter a mente saudável, fortalecendo o cérebro, facilitando adaptações e retomada do ritmo. Uma atitude simples que pode ter grande influência é a opção de acrescentar alguns alimentos na dieta semanalmente. Quer conferir?
Estudos comprovam que alguns ingredientes têm grande afinidade com a massa cinzenta. Certos alimentos ajudam a turbinar a memória e o raciocínio, outros previnem doenças neurodegenerativas e o envelhecimento precoce, bem como dificuldades de cognição. Renovar o cardápio pode ser uma boa ideia na hora de enfrentar as cargas diárias.
O que podemos aderir na alimentação para melhorar o funcionamento do cérebro?
1. Espinafre, brócolis e parentes
Hortaliças de coloração verde-escura precisam fazer parte da rotina alimentar. Elas concentram um conjunto de substâncias muito eficazes para o sistema nervoso. Ajudam a manter níveis adequados de vitamina K, que é uma grande defensora da saúde cerebral. O espinafre merece destaque especial. Possui componentes antioxidantes que, ao combaterem os radicais livres, protegem os neurônios de danos e perdas cognitivas. Além dele, a couve, a rúcula e o brócolis são ricos em ácido fólico, substância que resguarda a massa cinzenta reduzindo o risco de demências. Uma boa dica é usar estes “verdinhos” em sucos, saladas, também refogados ou cozidos a vapor.
2. Abacate
É um fruto rico em vitamina B6, B12, C e E. Contém selênio, luteína e outros compostos fundamentais para os neurônios. Apesar de calórico, seu alto teor de gordura não é maléfico. Digamos que é gordura “boa”. Por ser monoinsaturada, protege as artérias, garante bom fluxo sanguíneo, principalmente no cérebro. Inclusive este é um tipo de gordura que tem papel crucial na área cerebral que lida com a concentração e o aprendizado. Mas não exagere!
3. Azeite de oliva e outras gorduras “boas”
O azeite de oliva também concentra gordura monoinsaturada, além de antioxidantes. Não é à toa que ele é reconhecido como defensor da memória. Há evidências de que ele reduz o risco de Alzheimer, impede a interrupção de conexões entre neurônios, evitando esquecimentos. Outros óleos saudáveis, que você pode usar ao cozinhar, são: canola, gergelim, amendoim, amêndoa e Castanha-do-pará.
4. Nozes, castanhas e afins
Este grupo de oleaginosas (as nuts) estão relacionadas ao bem-estar do cérebro. Elas esbanjam selênio, vitamina E e gorduras boas, sendo receita neuroprotetora certeira. O consumo das oleaginosas afeta diretamente as ondas cerebrais fortalecendo a retenção de informação e aprendizado. O destaque fica para as nozes, que são ricas em ômega-3, antioxidantes e anti-inflamatórios. Estas substâncias ajudam na formação de novos neurônios e melhoram a comunicação entre os existentes. Além disto, as nozes e suas parentes otimizam a eliminação de toxinas que perambulam pelo cérebro. Ingerir uma porção diária pode, também, turbinar a memória verbal. Como opções, a castanha-do-pará, a castanha de caju e a castanha baru são facilmente encontradas no Brasil. Mas nozes, amêndoas e pistaches também são excelentes opções para variar o cardápio.
5. Frutas Vermelhas
Quem não gosta destes pequenos frutinhos coloridos? Amora, morango, mirtilo, uva, framboesa são ricos em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, substâncias capazes de proteger o cérebro contra o envelhecimento. Vale a pena consumi-los regularmente. Suco de uva também conta neste momento. Estas delícias promovem ganhos na memória verbal e espacial.
6. Iogurte e Kefir
São alimentos fermentados que contém bactérias “boas” para o organismo. É fato que sua ingestão resguarda o intestino, mas também existem evidências de que produzem resultados positivos no cérebro. O consumo regular de bebidas fermentadas pode melhorar a qualidade do sono e do humor, repercutindo na memória e em outras habilidades cognitivas.
7. Chocolate amargo
Dizem que chocolate é sinônimo de felicidade, e a ciência já provou que o bem-estar emocional é guardião do cérebro. Ainda que o consumo de chocolate alegre o dia, seus atributos são ainda maiores e se originam na matéria prima: o cacau. O cacau tem características antioxidantes e promotoras da circulação sanguínea, estimulando o sistema nervoso. Ele exerce efeitos positivos sobre a memória, cognição, atenção e até reduz risco de problemas cardíacos. Mas atenção! O chocolate “bom” é o amargo. Aquele com, pelo menos, concentração de 70% de cacau. Ingerir 30 ou 40 gramas por dia é o suficiente.
8. Açafrão (cúrcuma)
Esta aromática especiaria possui elementos antioxidantes e anti-inflamatórios. Seu consumo frequente, segundo pesquisa divulgada pela revista Nutritional Neuroscience, pode ajudar na produção de novos neurônios, combater a depressão, reduzir o estresse crônico e seus danos no cérebro. O uso regular do “curry”, aquele tempero indiano que contém cúrcuma, pode melhorar a atividade cognitiva. É verdade que já existem suplementos criados à base de açafrão, mas a forma mais simples de aproveitar seus benefícios é usando o tempero mesmo. Aproveite para inserir em suas receitas.
Quase sempre nossas rotinas exigem muito da mente e terminar o dia exausto, sem capacidade de raciocinar não é nada incomum. Mas que tal aproveitar nossas dicas para melhorar seu rendimento, bem estar físico e desenvolvimento intelectual? Invista no prato de cada dia!
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)