Quer largar na frente no mercado de trabalho? Faça voluntariado!
Principais recrutadores do país colocam ações filantrópicas como característica fundamental para preenchimento de vagas de trabalho
Sempre falamos, aqui no blog, sobre o compromisso da Educação Adventista com uma formação integral. Quando apontar o “integral”, não estamos nos referindo a turno integral, mas sim à preocupação de oferecer uma pedagogia completa aos estudantes. Considerando aspectos físicos, mentais e espirituais do educando. Pois bem, dentre todos os projetos promovidos e incentivados em nossa comunidade, o voluntariado é uma das opções a que se dedica maior atenção.
Temos tradição histórica no fomento a este tipo de ação colaborativa, seja por meio de iniciativas permanentes, projetos sazonais, parcerias com instituições, propostas pedagógicas ou mesmo por meio de engajamento e sugestão dos próprios estudantes.
A situação é realmente tão forte na cultura da rede que existem parcerias permanentes com organizações nacionais e internacionais de voluntariado que possuem escritórios em algumas de nossas instituições. Esse é o caso do Instituto de Missões para a região Sul, localizado no Instituto Adventista do Paraná (IAP), que dá todo o suporte e direcionamentos para quem pretende se aventurar ainda mais e servir em diversos cantos do Brasil e do mundo. Seja na Ásia, Europa, América, África ou na Oceania. Tudo isso por meio de projetos sociais estabelecidos e que fazem a diferença na vida de muitas comunidades.
Todas essas vivências têm sido muito valorizadas pelos recrutadores das empresas mais renomadas e disputadas do país, pois o voluntário desenvolve competências fundamentais ao que se espera de um profissional. Pelo voluntariado, é possível se adequar às demandas da atualidade: tolerância à diferentes culturas; domínio de línguas; proatividade; cuidado com o outro; empatia; espírito de grupo; postura prestativa. Estes são alguns predicados que colocam os voluntários à frente nos processos de seleção. E, mais além, podem também ser determinantes até para seletivas de mestrados, doutorados e determinados concursos mundo afora.
Ou seja: um ensino completo tem o potencial de preparar e qualificar integralmente um estudante para todos os desafios da vida. Portanto, não perca tempo! Nossas unidades desenvolvem projetos em que você pode se engajar e participar fazendo a diferença na vida de muita gente e também na sua carreira. Quando você se formar, não tema em colocar no seu currículo as suas experiências no serviço voluntário, pois tenha certeza que esse repertório vai, no mínimo, despertar olhos mais interessados na sua candidatura. Esse é o principal objetivo de uma educação integral e completa. Construir melhores pessoas e profissionais por meio de uma pedagogia muito além do ensino.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)