Por que ligar as câmeras durante as aulas?
Uma conversa com alunos e professores sobre a importância de acionar as câmeras durante os encontros remotos
A pandemia é o marco de uma mudança de fase na relação entre educação e tecnologia. Para evitar o contágio do coronavírus e prosseguir com o ano letivo sem interrupções bruscas, as escolas tiveram que adotar a modalidade de ensino remoto. Essa foi a única solução possível diante de um cenário que não possibilitava muitas alternativas. Professores e estudantes se esforçaram para que houvesse adaptação de ambas as partes ao contexto pandêmico.
A mudança foi uma novidade difícil para todo mundo. Os professores não estavam acostumados com a gravação de aulas, a internet falhava, os alunos não sabiam como interagir a distância. Um ano já passou e superamos algumas dessas dificuldades, mas o ensino remoto segue entre nós forçadamente e muitos ainda preferem o modelo presencial.
Entre tantas problemáticas que a distância apresenta no que tange o ensino e a aprendizagem de crianças e adolescentes, uma delas podia e ainda pode ser evitada: o fato é que muitos estudantes relutam em ligar as câmeras no momento da aula. Se você se identifica como um deles, leia atentamente este texto.
Por que isso acontece?
Insegurança, timidez, exposição, invasão de privacidade, desconforto e preocupação com aparência são alguns dos motivos que levam estudantes a manterem suas câmeras desligadas. Raramente a razão que os leva a tudo isso tem a ver com desinteresse no conteúdo apresentado pelo professor.
Alguns têm vergonha de ficar em evidência na tela de alguém. Os colegas de classe se viam diariamente na escola, mas a insegurança bate mais forte diante de uma câmera ligada. Para alunos com histórico de bullying, o receio costuma ser ainda maior. Nestes casos, o aluno pensa na possibilidade de suas imagens serem printadas e tripudiadas entre os colegas.
Outros hesitam em expor parte do lugar no qual estudam. As salas de aula se caracterizavam como espaços neutros, mas agora os alunos estudam em casa. No ambiente doméstico, imprevistos acontecem. Um membro da família pode passar sem camisa no enquadramento, uma criança pode aparecer chorando ou brincando, entre outras circunstâncias que levam os estudantes a deixarem suas câmeras desligadas.
Ainda há aqueles que até têm coragem para ativar a câmera, mas não o fazem por questões tecnológicas. O computador aquece com a sobrecarga, a internet não suporta, a imagem da câmera tem baixa qualidade, e por aí vai.
Entendemos a delicadeza da circunstância e reconhecemos o desconforto que há no ato de ligar a câmera. Muitos alunos suam frio só de pensar na possibilidade da exposição. Se esse é o seu caso, saiba que não estamos aqui para minimizar seu receio e sim para encorajá-lo a superar isso.
Quer conferir alguns dos motivos pelos quais vale a pena ligar a câmera?
Lique sua câmera porque…
1. Porque a pandemia tirou de nós o contato físico, mas felizmente ainda nos resta a possibilidade de olhar no olho. Mesmo a distância, você pode ver seu professor e fazer com que ele te veja.
2. Porque o processo educativo alcança seu êxito quando há interação entre corpo docente e discente. Como seu professor vai interagir com você se tanto o seu microfone quanto a sua câmera estão desligados?
3. Porque você sente gratidão pelo trabalho, conhecimento e esforço de seu professor. Os mestres estão trabalhando muito para manter a educação de pé em tempos pandêmicos e merecem sua câmera ligada. Retribua o empenho deles oferecendo o seu e colaborando nas aulas.
Dia após dia, professores desanimam diante das inúmeras complicações do ensino a distância. Há uma frustração coletiva entre a classe que aumenta ainda mais quando os alunos não ligam as câmeras. Muitas vezes eles se sentem sozinhos durante as aulas. Pense nisso e evite esse sentimento naquele que faz de tudo para te ensinar!
Professor, converse com seu aluno
No entanto, se engana quem pensa que isto é um apelo apenas aos estudantes. Se você atua como um professor e está lendo estas linhas, também temos um convite importante.
Como já citado, os motivos que levam os alunos a desligarem suas câmeras são diversos. Busque entendê-los e proponha soluções. Mostre empatia pela circunstância de cada um. Acreditamos que a solução está em um acordo saudável entre as duas partes envolvidas.
Que tal sugerir alternâncias de momentos conforme for adequado? Quando sentir que é possível, permita que eles desliguem as câmeras e, quando for necessário, peça que liguem novamente. Você, mais do que ninguém, sabe como fazer sua aula fluir da melhor maneira possível.
E não hesite em tomar providências quando descobrir um caso de bullying no ensino a distância. Ações como essa são importantes para que seus alunos sintam conforto e segurança ao ligarem as câmeras.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)
Notícias populares
30 maio, 2022
Chegou o “terceirão”, e agora?