O tempo está passando
Como e por que ensinar as crianças a gerenciar seus dias, minutos e segundos
O tempo passa num piscar de olhos e nunca volta atrás. Por isso, ele se consagra como uma das principais riquezas da humanidade. Gerenciá-lo com zelo e sabedoria importa para que tenhamos qualidade de vida e otimização no cotidiano. No entanto, a gestão das horas e dos minutos não é uma habilidade que nasce com a gente. Ela precisa ser desenvolvida, de preferência, desde a infância.
A geração mais jovem tem um outro tipo de relacionamento com o tempo. Eles estão acostumados com a celeridade das atualizações e notificações. São muitas demandas na velocidade da luz. Se não tiverem organização para lidarem com tudo isso, a mente se enrola e imediatamente trava.
Organização e responsabilidades são duas palavras que se entrelaçam no que tange a organização do tempo. Desde a infância, devemos entender quais são nossas prioridades e, a partir de então, distribuí-las no tempo disponível. A escola é um espaço de consciência onde isto pode ser praticado
A instrução e o exemplo dos educadores podem ensinar crianças e adolescentes a gerenciarem o tempo. Assim elas aprendem como orquestrar tarefas domésticas, trabalhos escolares e momentos de lazer. Posteriormente, a habilidade de gestão desenvolvida na infância culminará numa vida adulta organizada, produtiva e saudável.
Sim, a gestão de tempo afeta diretamente nossa saúde. Se soubermos organizá-lo, evitamos o estresse e a pressa desmedida, bem como contemplamos todas as atividades necessárias para vivermos um estilo de vida saudável.
Percebe a importância da gestão de tempo para toda a vida? Como pais e professores, temos a missão de educar as crianças e os adolescentes nesse aspecto e existem algumas formas de fazer isso:
Exemplo acima de tudo
De que adianta falar para seu filho ou seu aluno que ele precisa gerir bem o tempo, se você não mostra isso em sua própria conduta? Para começar, se esforce para ser pontual em seus compromissos. O atraso, além de ser um desrespeito com as demais pessoas envolvidas, prejudica o nosso cotidiano.
Ferramentas
Conte com agendas virtuais ou físicas para anotar os compromissos e registrar a organização do tempo. O registro facilita a gestão e documenta o que precisa ser feito, no tempo que precisa ser feito.
Trabalho em equipe
Realmente fica mais difícil dar conta de tudo no tempo certo quando estamos sozinhos ou sozinhas. Delegar e compartilhar são ações importantes e consequentes de toda gestão do tempo.
Dê um break
Ah! E não se esqueça do tempo livre no meio de tudo isso. Priorize o seu descanso na sua agenda como algo que não pode ser negligenciado. Nem só de trabalho e estudos vivemos. Esse é mais um dos ensinamentos indispensáveis à educação no que tange a gestão do tempo.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)