Natal de esperança em tempos pandêmicos
Lembrar o nascimento do Salvador deve trazer a certeza de que em breve a humanidade vai comemorar o fim de todos os males do mundo
Como será o natal de 2020 em tempos de pandemia? A festa mundial mais importante de todos os anos ficou ameaçada no contexto deste “novo normal”. Não se pode abraçar e beijar, reuniões familiares devem ser evitadas e para os encontros, caso aconteçam, o uso de máscara é imprescindível. Compras, festivais natalinos, viagens especiais, todos as práticas relacionadas à comemoração precisam ser repensadas, até abandonadas. Vale a pena, então, comemorar?
Ainda que o visitante indesejado deste ano, o Corona, tenha afetado as celebrações, a nova realidade abre portas para reflexões importantes. Um olhar mais profundo para o significado da data – o nascimento do Redentor da humanidade – e o desafio de fazer renascer o verdadeiro espírito deste momento. O nascimento de Cristo também foi cercado de dificuldades. Maria e José empreenderam uma viagem difícil e precisaram hospedar-se em um lugar pouco agradável. Jesus nasceu em circunstâncias não esperadas, até indesejadas.
O contexto de Seu nascimento remete, talvez, a este momento desagradável que a humanidade vive. Os lares dos homens também parecem inadequados para receber a visita do Salvador. Mas Sua presença, relembrada nesta data especial, nos ensina que Cristo ilumina todo recanto que habita e traz esperança de futuros melhores. Assim como as dificuldades da estrebaria não impediram a manifestação da graça divina, tempos ingratos como este da pandemia não devem impedir que nos alegremos com a benção da salvação trazida pelo nascimento dEle, nem nossa disposição em anunciar as boas novas.
Para as festas deste ano, não se esqueça!
1) Se puder, agende reuniões virtuais com sua família. Concentre o encontro físico apenas a pessoas que já convivem diariamente. Embora o Natal peça o reencontro, fazer isto via internet é o caminho mais seguro para preservar a saúde e as expectativas de um novo ano melhor.
2) Caso haja uma reunião, lembre a todos que devem usar máscaras. Escolha um lugar aberto e ventilado para que as pessoas não precisem ficar muito próximas. Na hora de comer, evite filas e o compartilhamento de utensílios. Organize várias lixeiras e lave a louça do banquete rapidamente.
3) Se for viajar, tome todas as precauções de higienização. Leve várias máscaras e álcool em gel. Rodoviárias, aeroportos, postos de parada são sempre núcleos perigosos de contágio.
Apesar dos pesares, que neste natal você e sua família sintam a esperança que nasce da vinda do Salvador ao mundo e a certeza de que brevemente todos os males resultantes do pecado serão extintos. Falta pouco para que a comemoração mais importante da história aconteça: nossa reunião no banquete da vitória. Ao lado do Deus que se tornou homem, dois mil anos atrás, para que pudéssemos, finalmente, festejar a eternidade com Ele.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)
Notícias populares
24 jan, 2023
Orar importa?