Mulheres que vão muito além!
No Dia internacional da Mulher, queremos lembrar a importância que a figura feminina tem para a história da Educação Adventista no mundo.
O dia 8 de março é mundialmente conhecido como uma data para homenagear, celebrar e refletir sobre os diversos desafios que as mulheres enfrentam e os avanços conquistados em diferentes níveis ao longo dos séculos. É claro que há muito o que progredir. Infelizmente os estudos mostram que as mulheres têm uma média salarial menor que a do homem (desempenhando as mesmas funções); possuem uma carga de trabalho maior; e ainda enfrentam inúmeros problemas relacionados a diferentes tipos de violências sofridas.
Essas e muitas outras pautas precisam estar sempre nas importantes discussões para que cada vez mais a nossa sociedade continue avançando, dando mais condições para que as mulheres cheguem a uma posição de garantia na equiparação de direitos, muitos deles conquistados com luta e conscientização, como é, por exemplo, o caso do direito ao voto e de decidir os rumos da sua própria vida.
Assista a linda homenagem que preparamos para todas as mulheres:
A Educação Adventista quer aproveitar também esta data para homenagear as centenas de milhares de mulheres que tornam possível nossos sonhos. São alunas, mães, servidoras, professoras, coordenadoras pedagógicas, diretoras e tantas que dedicam as suas vidas, mesmo diante de tantas lutas, para fazer da nossa pedagogia integral e muito além do ensino. Vocês são essenciais tanto pelas virtudes naturais inerentes a figura feminina quanto pelo trabalho árduo (que, os números revelam, é maioria) que constroem nossa educação completa.
Aqui vale lembrar também que a pedagogia adventista é fundamentada sob as diretrizes da escritora cristã Ellen G. White. A estadunidense, que viveu entre os séculos 19 e 20, registrou inúmeros preceitos que norteiam a nossa educação integral, prezando por uma formação preocupada com as dimensões físicas, mentais e espirituais.
Graças a esses conhecimentos sistematizados, hoje temos mais de 2 milhões de estudantes em todos os continentes habitáveis do planeta. Uma mulher que teve uma história de fragilidades, ainda na adolescência levou uma pedrada no rosto, que deixou a sua saúde sempre dependente de cuidados.
Mesmo diante de mais essa limitação e, a época, uma sociedade ainda mais machista, foi capaz de fazer e mudar a história por meio da sua tenacidade, confiança em Deus e uma crença poderosa de que a educação é um poder transformador.
São essas e muitas outras mulheres que fazem a diferença em nossa história. Por isso, somos gratos por tal força e estamos juntos na luta pela valorização, emancipação e reconhecimento dessas virtuosidades que coroam a obra divina.
Desejamos a todas um lindo e significativo Dia Internacional da Mulher!
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)