Incentivando a leitura na infância
Dicas e materiais que podem aumentar nas crianças o prazer pela leitura
Em tempos de pandemia, com aulas acontecendo majoritariamente em ambiente virtual, a presença das crianças todo tempo em casa aumenta os desafios paternos. É preciso conciliar tempo de estudo, atividades de lazer e tarefas domésticas. Sem perder de vista a importância de garantir que os filhos continuem aprendendo e se desenvolvendo com qualidade.
Ademais do momento de isolamento que a sociedade vive, os pais já se preocupavam com o tempo excessivo que crianças passam em frente às telas. As novas gerações, nativas digitais, vivem mergulhadas em tecnologias: celulares, televisão, computador. Por causa disto, as vezes é difícil incentivar o hábito da leitura, ao mesmo tempo em que fazer isto se torna extremamente importante.
É possível, inclusive, apresentar a criança ao mundo da leitura antes mesmo de que aprenda a ler. Contar histórias, ter momentos com os pequenos junto a livros ilustrados trabalhando narrativas, são meios eficazes de aproximar os filhos do universo dos livros.
Uma criança que lê, aumenta seu vocabulário – e consequentemente a intensidade emocional com que vivencia suas experiências. Livros permitem que ela entre em contato com novos lugares, pessoas diferentes, situações imprevistas e com isto ela também desenvolve sua capacidade de interpretar textos e interagir coletivamente. Pela leitura é possível trabalhar concentração e memória, habilidades que muitas vezes os dispositivos digitais falham em despertar. Além disto, um bom livro explora a imaginação, a criatividade e a capacidade de ser empático. Características que potencializam a formação e atuação da criança em ambientes em que precisa lidar com dados ou pessoas.
Se você já disse a alguém, com tristeza, “meu filho não gosta de ler”, saiba que há formas de reverter isto. Muitas vezes, este desagrado tem a ver com o fato de que, em algum momento, a criança passou a ver o livro e a leitura como uma atividade obrigatória e entediante relacionada à escola. Mas com ações pontuais e bem pensadas é possível tornar esta atividade um prazer e incentivar com sucesso sua prática. Quer saber como?
1) Sempre presenteie seu filho com livros, obviamente, apropriados para a idade dele. Existem materiais para todas as faixas etárias. Assim você conseguirá encontrar equilíbrio entre linguagem, temáticas, texto e ilustrações. 2) Fique atento a qualquer dificuldade que ela apresente durante a leitura e que dificulte sua experiência com a narrativa. Ao perceber que existem obstáculos neste exercício, tenha paciência, foque-se em ajudar e, se necessário, procure ajuda profissional. 3) Crie uma rotina de leitura. Leia com seu filho ou na frente dele (para dar o exemplo). Quando fizerem leituras juntos, seja divertido. Invente vozes, efeitos sonoros, encene papéis. 4) Procure livros que tratem de temas de interesse específico do pequeno, leve-o a livrarias em momentos de lazer, apresente diferentes gêneros para que ele encontre aquilo que mais o agrada.
Dito isto, seguem quatro sugestões de materiais com os quais você pode presentear seu filho para estreitar a relação dele com a leitura.
Esta é uma comovente obra para os leitores iniciantes. A narrativa se foca na história das dificuldades passadas por uma velha senhora durante a enfermidade e de como isto influenciou sua neta a tornar-se médica. Vale a pena presentear seu pequeno com esta bonita leitura!
Também voltado à crianças, o livro conta a história e Tati e seu Tigre. Depois que ambos participam de uma corrida com alguns inconvenientes, Tati está muito magoada. Em conversa com o avô ela é levada a refletir sobre o fato de que nem sempre os planos dão certo, nem sempre as coisas acontecem como esperamos. Uma importante sugestão para motivar e educar seu filho!
O livro conta a história do neurocirurgião, internacionalmente conhecido, Ben Carson. E de como o empenho de sua mãe em prover educação e condições modificou a realidade da família. Vale a pena conferir esta comovente e inspiradora história. A obra pode ser oferecida para crianças maiores.
Na história, Doug Batchelor, abandona sua vida de confortos para viver em uma caverna no Grand Canyon. Lá ele tem encontros e descobertas espirituais que mudarão sua vida para sempre. A obra é indicada para leitores adolescentes. Aproveite a dica para apresentar este interessante material para seu filho.
Viu? É possível começar a incentivar seu filho no hábito da leitura. Gostar de ler pode ser um diferencial único na experiência dele como pessoa e com o mundo.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)
Notícias populares
25 maio, 2020
Aventuras em Galápagos