Histórias de força e fé para inspirar a rotina
Confira dicas de de leitura de experiências de mulheres que nos motivam a transformar mundos e trajetórias
Histórias importam. Histórias podem mudar nossa visão de mundo e nos motivar a mudar para melhor. Também podem produzir reflexões necessárias que melhoram nossas rotinas e interação com o mundo. Porque, então, não falar de mulheres que dão o seu melhor para mudar a realidade dos lugares onde estão e a vida daqueles que estão sob sua influência? Algumas das histórias compartilhadas aqui reverberam na atualidade como resultado de atitudes fortes, visionárias. Experiências de mulheres que tinham no coração não só o desejo de melhorar as suas vidas, mas de transformar o mundo em um lugar melhor e mais justo para as gerações que viriam no futuro.
O relato bíblico está repleto de histórias de mulheres que, por meio de sabedoria e força, fizeram a diferença na história de seu povo e família. Vamos relembrar, ainda que rapidamente, a trajetória de três mulheres. Suas qualidades, atitudes e decisões podem e devem servir de inspiração e motivação para todos que buscam, de alguma maneira, fazer a diferença e abençoar os lugares onde se encontram. Caso você deseje conhecer com mais profundidade essas histórias, basta pesquisar no texto de referência.
Débora: (Juízes 4): Líder do povo de Deus na época dos Juízes, Débora era reconhecida entre as pessoas por sua força e sabedoria. A influência dessa mulher foi tão importante para Israel que o rei Baraque se recusou a ir ao campo de batalha contra o rei de Canaã, caso Débora não fosse com ele. A profetisa não só aceitou acompanhar o rei para a guerra, como previu a vitória que o Senhor daria a Seu povo naquele dia!
Abigail: (I Samuel 4): Esposa do insensato e impulsivo Nebal, Abigail mudou a história de sua casa e salvou a vida de seus servos porque soube agir com discrição, humildade e sabedoria. Tais qualidades a fizeram achar graça diante de Davi, o ungido do Senhor. O futuro rei, inclusive, quis ir contra a casa de Nebal, por causa da atitude de afronta protagonizada por aquele senhor de terras contra ele e seus homens. Com sua inteligência e gentiliza, Abigail conseguiu convencer Davi a não concluir o seu intento.
Maria: (Lucas 1:26-38): Era apenas uma jovem, mas demonstrou grande coragem e entrega ao aceitar a missão da sua vida: conceber e educar Jesus, o filho de Deus. Movida pelo Espírito Santo, com paciência e amor, Maria deu a sua contribuição para que Jesus estivesse preparado para se dar em sacrifício pela humanidade. Com isso, transformou a história do mundo e nos deixou um legado de salvação e vida eterna!
Como não se inspirar em mulheres tão incríveis? Fizemos ainda a seleção de três livros, escritos por mulheres, que nos levam a refletir sobre a história de outras mulheres. Algumas destas obras citam mulheres da Bíblia, outras retratam histórias e vidas contemporâneas. Relatos fortes de mulheres que enfrentaram o mundo para não renunciarem a seus princípios e até afetos. Você pode encontrar estes materiais no site da Editora Casa Publicadora Brasileira, que faz parte de nossa Rede de Ensino. Além de ótimas recomendações de leitura, pode ser um excelente presente para alguém especial. Anote aí!
Filhas da Graça: (Trudan J. Morgan-Cole). A autora nos convida a refletir sobre as lições que podemos aprender com as mulheres da Bíblia. Pessoas que tiveram uma vida comum, mas que decidiram viver o plano que Deus tinha para elas.
Por trás do véu: (Esmie G. Branner). O relato forte e comovente de uma mulher que lutou contra os abusos físicos e mentais de seu esposo mulçumano. Esmie narra em primeira pessoa momentos desafiadores de sua vida e diz sobre como encontrou forças em Jesus para se libertar.
A cruz de Maria: (Maksym Krupskyi) O retrato da amarga experiência de uma mãe que foi separada de seu filho na Ucrânia, antiga União Soviética. O amor e o apoio da comunidade deram a ela forças para carregar a sua cruz.
Nesta semana, que você possa refletir nestas inspiradoras histórias e se sentir impelido a fazer a diferença no entorno! Homens ou mulheres podem celebrar a força e tenacidade deste gênero que sempre demonstra resiliência e superação.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)
Notícias populares
29 mar, 2022
Seu cérebro anda cansado?