Habilidades socioemocionais
Como a escola pode contribuir para desenvolver competências que servirão para todos os aspectos da vida?
Crianças e adolescentes não vão à escola apenas para aprender fórmulas matemáticas, orações subordinadas, datas de episódios históricos ou fenômenos químicos. Entre as carteiras da sala de aula e debaixo dos olhos atentos de professores, há um florescimento que ultrapassa as informações e técnicas. No pátio e na turma, eles desenvolvem senso de comunidade e pertencimento. Também a entender quem é o “outro” em qualquer relação e a importância de viver de forma a valorizar o espaço e as diferenças de cada um. Por outro lado, na convivência, rotina diária e demandas que se apresentam na evolução escolar, podem aprender a gerenciar, de forma inteligente, as próprias emoções e os conflitos. Tudo isso culmina no que chamamos de desenvolvimento socioemocional.
Os profissionais da educação compreendem que não trabalham apenas para fortalecer o aspecto cognitivo dos alunos, mas para formar cidadãos com habilidades que consideram aspectos emocionais e que os tornarão pessoas realizadas e relevantes para si mesmos e para a sociedade. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais está previsto e ordenado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ou seja, está formalmente registrado que a escola deve se firmar como um espaço que entrega mais do que conhecimento. A pergunta que fica é: como dar conteúdo e movimento a essa forma?
Ative a sensibilidade
As habilidades socioemocionais se manifestam no sentir, no pensar e no agir. Tudo começa pelos sentimentos que devem estar sensíveis à percepção de si mesmo, do outro e da realidade. Ajude seus alunos a desenvolverem sensibilidade, empatia e amabilidade através do contato com as artes e com mundos além das bolhas. Além disso, peça intervenções artísticas ou filosóficas que lidem com problemas reais da sociedade e deem movimento à sensibilidade.
Estimule a convivência
Solicite trabalhos em equipe com a intenção de forçar os alunos a lidarem uns com os outros, honrando as diferenças que manifestam no grupo e compondo a partir delas. Atividades desse cunho sempre estimulam o respeito, o desvio de conflitos e a habilidade de pensar em soluções.
Cobre responsabilidade
Dê tarefas seguidas de prazos. Estabeleça cargos para trabalhos em equipe e cobre de acordo com cada função. Desde a escola, as crianças e os adolescentes devem se perceber como cidadãos com responsabilidades que devem ser honradas diante da comunidade na qual estão inseridos.
Incentive persistência e foco
Ajude seus alunos a acreditarem que são capazes de se manter focados em um objetivo, seja uma boa nota na prova ou o desenvolvimento de um projeto. Ensine-os a lidar com as frustrações e a seguir em frente apesar delas, com a certeza de que o foco sempre está adiante.
Certamente, os estudantes que aprendem a desenvolver habilidades socioemocionais desde a escola estão mais preparados para o presente e para o futuro! Vamos trabalhar nesta direção?
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)
Notícias populares
24 jan, 2023
Orar importa?