Festa das Nações
Confira as dicas para organizar um evento assim em sua escola
A Copa do Mundo de Futebol está chegando e, desde já, mobilizando o país inteiro para torcer pela seleção brasileira. Mas, além da torcida ufanista, rola outra coisa bonita de ver durante esse acontecimento global: a interação entre diversos países num clima amistoso. Sua escola pode embarcar nessa narrativa não apenas para fins de entretenimento, mas sobretudo para fins de educação. Trata-se de um bom momento para realizar a famosa Festa das Nações!
Motivos para isso não faltam:
1. Celebração da diversidade
Uma das coisas mais lindas do mundo está na sua diversidade sociocultural e ambiental. Rostos, paisagens e costumes mudam de acordo com os territórios. Que tal celebrar essas diferenças como essenciais para a constituição de nossa beleza como planeta?
2. Autoconhecimento
A história do Brasil foi e ainda é profundamente atravessada por outras nações. Precisamos admitir que esses atravessamentos ocorreram, muitas vezes, de modos doloridos. A Festa das Nações pode ser um momento de pensar essa história de muitas culturas que formaram outra. Há muito das línguas indígenas, da arte africana, das comidas italianas e dos costumes portugueses que adentraram em nossa identidade. Ao olharmos para outros povos, veremos a nós mesmos.
3. Respeito
O contato com o diferente a perceção das nossas semelhanças cria uma cultura de respeito ao estrangeiro que deve ser urgentemente ensinada como parte do currículo escolar. Essa medida previne xenofobias e forma cidadãos abertos à imigração, inclusive ao acolhimento de refugiados.
Mãos à obra, ou melhor, à festa
Percebe como a Festa das Nações celebra e ensina o que temos de mais precioso em nosso planeta e em nosso caráter? Para transformá-la numa realidade dentro de sua realidade, siga esses passos:
1- Separe as nações por turmas, incentivando o trabalho coletivo sob orientação de um responsável.
2- Oriente para que os alunos abordem aspectos políticos, questões culturais, curiosidades culturais e gastronômicas para que a abordagem seja a mais completa possível.
3- Chame a comunidade para participar visitando ou contribuindo. Envolva os pais e mães nessa atividade.
Não se esqueça de tirar muitas fotos e unir conhecimento à diversão! Boa festa por aí!
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)