Doação de sangue: uma causa que a gente abraça!
Nossa instituição acredita que ao apoiar e promover assuntos socialmente relevantes como este, estamos valorizando a vida e ensinando solidariedade
Um dos problemas que a pandemia provocou tem a ver com a baixa nos estoques de hemocentros espalhados pelo país. O Ministério da Saúde estima que houve uma queda entre 15% a 20% nas doações de sangue em 2020, quando comparado a 2019. Com medo de sair de casa, vários doadores deixaram de ir aos postos de coleta.
Não houve casos efetivos de desabastecimentos, no entanto algumas cidades entraram em estado crítico e acionaram medidas emergenciais, desde a suspensão de cirurgias eletivas até a solicitação de transferência de bolsas de sangue.
O fato é que o banco de sangue nunca pode ficar vazio, muito menos em uma pandemia. Sua escassez compromete a sobrevivência de muitas pessoas. Isso inclui pacientes com doenças que precisam de transfusão para tratamentos, cirurgias indispensáveis e demais procedimentos médicos. Porém, também inclui pessoas acidentadas que chegam às pressas ao hospital lutando pela vida.
Enfermidades e acidentes não pararam por causa da pandemia, logo as doações precisam continuar para que vidas sejam salvas. E, se você não era doador de sangue antes, que tal se solidarizar agora com essa causa?
Doação de sangue e coronavírus
Os hemocentros seguem todos os protocolos de segurança no que tange a prevenção da pandemia. Os profissionais da saúde foram vacinados e os materiais usados na coleta de sangue são devidamente higienizados. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que cada pessoa realize o agendamento de sua doação pela internet a fim de evitar filas e aglomerações.
Não se esqueça de usar máscara para ir ao hemocentro e fazer seu ritual de higienização quando voltar a casa. Em caso de sintomas de gripe ou coronavírus, suspenda seu agendamento. De todo modo, saiba que a doação de sangue não transmite Covid 19.
Requisitos para doação de sangue
Se o seu coração se solidarizou com a causa e se convenceu a respeito da importância dela, ficamos felizes. No entanto, antes de agendar sua doação, atente-se para alguns requisitos. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 e devem pesar no mínimo 50 kg.
Pessoas com malária, histórico de hepatite após os 11 anos de idade, doenças transmitidas pelo sangue e vício em drogas não podem doar sangue. Ainda há outras restrições de caráter temporário, entre elas, gestação ou extração dentária num intervalo menor que 72 horas.
Antes mesmo da sua doação, no próprio posto de coleta, um profissional da saúde fará uma breve entrevista para certificar-se de que você pode ser doador. Ou seja, não se preocupe, todo procedimento acontece em plena segurança para quem doa e para quem recebe.
Sobre doadores e receptores, aqui vai uma tabela de utilidade pública, diretamente das aulas de biologia para seu repertório de conhecimento:
Pela vida!
Além de segura, a doação de sangue é extremamente necessária. Nossa instituição acredita que a conscientização sobre a saúde passa pela educação. Escolas, assim como hospitais, servem à sociedade. Queremos conscientizar alunos, famílias, corpo docente e demais colaboradores a respeito da importância de doar sangue.
E ainda há outro assunto importante a respeito desse tema, o fato de sermos uma instituição de ensino confessional. Como cristãos, há um grande simbolismo no ato de doar sangue para salvar a vida de alguém. Jesus Cristo fez isso pela humanidade um dia e, agora, chegou a nossa vez de fazer o mesmo.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)