Dicas para conservar livros
Se você é um aficionado em leitura e alimenta uma saudável relação de amor e ciúmes com estes amigos de papel, confira dicas para mantê-los seguros
Imagine emprestar um livro para alguém e recebê-lo de volta com as pontas das páginas dobradas, rabiscos e capa suja! Chega a dar uma pontada no coração, não é? Ou pior, imagine emprestar um livro querido para alguém e nunca ter este material devolvido? Quem gosta de ler ou costuma comprar livros físicos, entende a dor que se sente ao viver algo assim.
Leitores aficionados são extremamente cuidadosos com os estes “bens” específicos. Abrem com cuidado, guardam com todo zelo. Alguns se recusam a emprestar, exatamente para evitar o desleixo dos outros. Você é do time que empresta ou do time que não empresta?
Emprestando ou não, o fato é que quem tem livros em casa – em uma enorme biblioteca ou em pouca quantidade – faz de tudo para mantê-los conservados, intactos, como se fossem novos. Pensando nisso, acompanhe algumas dicas que podem contribuir na arte de manter um livro em bom estado.
1- Use um marca-página!
Não poderíamos começar com outra dica. Essa é a regra número 1! Um marca-página evita que você dobre a ponta das páginas ou use a orelha para marcar onde parou sua leitura. Aliás, que fique claro: essa não é a função da orelha! Ela serve apenas para proteger a capa e a contra-capa de dobraduras, amassos e rachaduras.
2- Não coma durante a leitura
Hora de comer e hora de ler são distintas. É prudente não misturar esses momentos, porque qualquer distração pode ser fatal. Já pensou se você entornar o suco no livro? E, mesmo que algo grave assim não aconteça, os farelos de sua comida sempre caem nas páginas e se acumulam nas dobras. Essa sujeira acaba atraindo insetos. Complicado, né?
3- Evite abrir os livros completamente
Pode ser um pouco difícil, mas prefira ler com os livros abertos em ângulos menores que 180 graus. Dessa forma, você evita problemas como rachaduras na lombada ou descolamento de páginas. Fica a dica!
4- Proteja seus livros do sol e da umidade
Isso implica escolher um lugar da casa estratégico para guardá-los. Opte por uma estante bem posicionada que não recebe muita luz do sol, caso contrário eles vão desbotar com o tempo. E, quanto a umidade, evite que eles fiquem grudados na parede.
5- Mantenha-os limpos
A primeira dica sobre este tópico já foi dada: evite comer enquanto lê. Além disso, não manuseie seus livros com a mão suja e, de tempos em tempos, higienize-os com um pano macio e seco. Caso algum de seus livros sofra dano na encadernação, uma dica mais onerosa é procurar uma equipe que faça uma nova capa e corrija o miolo pra você. Há variados profissionais – que fazem de forma industrial ou artesanalmente – este trabalho de reencadernação.
Gostou das dicas?
Esses são pequenos conselhos, fáceis de adotar, que podem ajudá-lo a manter uma biblioteca (pequena ou grande) sempre em um estado saudável. Isto também pode trazer animo e felicidade na hora de dedicar um pouco mais de tempo a este hábito que abre a mente. Ler amplia horizontes e nos leva a viagens inesperadas. De todas as formas, não custa nada optar por atitudes que vão manter seus materiais de estudo ou lazer “vivos” por mais tempo, não é mesmo? Vida longa aos livros!
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)