Dicas de livros para aprender sobre o Brasil
No mês em que tantas datas importantes para o país são lembradas, que tal fazer uma leitura interessante sobre o tema?
Abril é um período importante quando se pensa a história de nosso país. É neste mês que se comemoram memoráveis momentos que marcaram o Brasil e que homenageiam nossa formação étnica e geográfica. Em abril temos o “Dia do Índio”, “Dia do Descobrimento do Brasil”, “Dia da Abolição da Escravatura”, “Dia do Hino Nacional”, “Tiradentes”. Aprender quem somos e como chegamos até aqui, conhecer costumes e cultura de povos que vieram antes de nós é também abrir portas para entender nosso presente e futuro. É na rotina diária que os indivíduos constroem o que será chamado de História e, talvez, essa seja a principal razão para não nos esquecermos de olhar para trás.
A maneira como se conta a história é determinante para a construção da identidade de um povo. Os pais de hoje têm grande preocupação em registrar momentos importantes da vida das crianças para que elas vejam ao crescer o quanto foram amadas e desejadas. A forma como a história familiar é contada traz aos pequenos o senso de pertencimento àquela família.
Ao traçar um paralelo disso com a relação que alimentamos com a história do país, o efeito é exatamente o mesmo. Para formar cidadãos amantes de sua pátria e comprometidos com a construção de um futuro melhor, é importante que desde os primeiros anos da educação, as crianças sejam expostas aos fatos que contribuíram para tornar o que hoje chamamos de nação.
Outro ponto relevante nesse processo é que essa História seja contada pelo máximo de vozes possível. Ou seja, as crianças devem entrar em contato com diferentes perspectivas dos mesmos fatos. Nesse processo, desenvolverão a habilidade de criticar e estabelecer conexões possíveis entre as versões. Além dos pais e professores, figuras essenciais na aprendizagem da História do Brasil, os livros de literatura infanto-juvenil são excelentes aliados. Entre as publicações da CPB, listamos algumas opções que podem ser de grande valia para a realização desse trabalho com os pequenos.
Que tal, neste mês, presentear seus filhos ou alunos com materiais que contam um pouco mais sobre nosso país? Acompanhe as dicas:
1. “Quilombo, Quilombola” é um livro com duas histórias separadas por um poema. Pensado para crianças que já estão um pouco mais maduras na leitura, a obra é resultado da pesquisa realizada por um grupo de professores e alunos do Unasp-EC, junto a uma comunidade quilombola do interior de Santa Catarina. Escrito por Bruna de Marcos Campos Souza e Germana Ponce Léon de Ramírez, o livro diz dos sonhos, da cultura, das lutas e principalmente das memórias dos descendentes de negros escravos que vivem no Sertão de Valongo. Afinal, outro importantíssimo papel da História é conservar a memória, mesmo aquelas que representam tristes capítulos já vivenciados por aqui. Dessa forma, essa obra também provoca uma importante reflexão sobre os estereótipos presentes em nossa sociedade a respeito dos afrodescendentes. Um material indispensável para tornar a história de nosso país conhecida pelas crianças.
2. Surpresas e Aventuras, é outro material bem interessante para saber mais sobre nosso país. O livro conta a história de Eliane que, viajando com sua família, tem a oportunidade de conhecer belas regiões do Brasil, além de curiosidades e fatos históricos de lugares interessantes do país. O trabalho tem um tom leve e apresenta conhecimentos importantes de forma divertida. Além do mais, a história também acompanha a investigação de um misterioso sumiço de dados na escola da personagem principal.
Aproveite para ampliar a rede de conhecimentos da sua família ou escola. Corra lá no site da CPB e confira nossas dicas para refletir e ensinar um pouco mais sobre a fascinante história deste imenso país chamado Brasil.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)