Colégios adventistas se unem para celebrar a luz
Com reflexões científicas, tecnológicas e espirituais, o Colégio Curitibano Adventista do Bom Retiro e o Colégio Adventista de Joinville organizam semana que propõe a iluminação de ideias transformadoras
A luz, obviamente, serve ao propósito da iluminação. De forma literal ou figurada sempre é utilizada para representar grandes ideias, importantes descobertas, novidades que transformaram a história. Portanto, não é surpreendente que, entre as culturas, a luz seja um símbolo universal de vida, inclusão e renovação. Também está associada à transcendência ou ao despertar espiritual.
À luz se opõe à escuridão que, em alguns casos, é utilizada como metáfora para representar a ignorância e a intolerância. A palavra luz aparece na Bíblia cerca de 90 vezes. É, inclusive, uma dos termos que compõe as primeiras declarações bíblicas. Lá em Gênesis 1: 3 Deus disse “Haja luz. E houve luz”. Em tempos contemporâneos não é raro nos depararmos com tecnologias que trabalham a luz e que vieram para mudar radicalmente nossas vidas.
As ultravelocidades da internet dificilmente seriam alcançadas sem a fibra óptica; os DVDs e Blu-Ray não poderiam ser lidos sem a luz; graças aos raios solares, a energia chega às tomadas de algumas de nossas casas. A luz também move inúmeras tecnologias de saúde, capazes de tratar enfermidades e concederem mais qualidade de vida à humanidade. Enfim, a função primaria da luz, clarear um ambiente, foi ampliada significativamente na atualidade.
Em 16 de maio, é lembrado o Dia Internacional da Luz. Para celebrar esse bem tão essencial, o Colégio Curitibano Adventista do Bom Retiro (PR) e o Colégio Adventista de Joinville (SC) se uniram para a promoção de uma programação especial: A Educação Adventista e a Semana Internacional da Luz. “Quando tomamos conhecimento que a Unesco instituiu o Dia Internacional da Luz, vimos que o tema abrange vários conteúdos trabalhados no ensino médio e seria riquíssimo desenvolver uma semana pedagógica. Focando, principalmente, em uma das áreas do conhecimento do Enem, dentro das ciências da natureza”, conta Patrícia Braga, coordenadora pedagógica do CCABR e uma das organizadoras da semana especial.
O evento online, que começou ontem (17) e deve terminar no dia 21 de maio, acontece sempre às 10h. Seu objetivo é despertar a relevância da luz para diferentes áreas do conhecimento. Seja ciência e tecnologia; pesquisa e desenvolvimento; educação e cultura; ou na interpretação bíblica da história. “A luz desempenha papel central em nossa existência. Sem luz a vida em nosso planeta não existiria. Esperamos que esse evento também seja uma oportunidade para lançar luz sobre desafios globais sem precedentes”, explica Patrícia. O evento fará transmissões abertas a todos no Youtube.
Em um momento tão desafiador para a história da humanidade, certamente falar sobre “luz” enquanto fenômeno e suas diversas funções produz esperança, gerando um espaço fundamental de discussões a fim de iluminar desafios globais sem precedentes que o mundo enfrenta.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)