Chegou o “terceirão”, e agora?
Dicas para aproveitar ao máximo este último ano escolar e criar memórias para toda a vida
No primeiro dia de aula de toda vida, seus pai e mãe te deixaram no jardim de infância com o coração apertado. Talvez você tenha chorado, talvez não, mas tenho certeza que encarou a sala de aula com olhos curiosos como quem desbrava o desconhecido. Não demorou muito para que o desconhecido se tornasse cotidiano. Surgiram, então, as primeiras vogais e números, joelhos ralados no pátio da escola, merendas no recreio.
Mais para frente, você começou a desenhar letras no caderno de caligrafia, aprendeu a ler e a escrever. O tempo passou e as contas de matemática complicaram um pouco. Equações, raiz quadrada, potências. Socorro!
Como se não bastasse, chegaram as fórmulas químicas e as redações. Quanto mais o tempo passava, mais você aprendia. E mais amadurecia! Ao mesmo tempo, o convívio com os colegas de classe aprofundava relações. Muitos deles começaram a frequentar sua casa, chamavam sua mãe de tia e prometiam uma amizade eterna. E o que falar dos mestres? Mesmo que você não veja a sua primeira professora há muito tempo, certamente se lembrará dela para sempre.
Bem, esta conversa nostálgica é apenas para te dizer uma coisa: o tempo voa. Ontem você estava iniciando sua vida escolar e agora já está no último ano do ensino básico. O que você sente? Saudade, gratidão, ansiedade ou desespero?
Saiba que todos esses sentimentos são possíveis. O terceiro ano do ensino médio provoca um turbilhão de emoções dentro da gente e muitas vezes temos dificuldades em conciliar tudo isso em uma fase derradeira e decisiva. Muita calma nessa hora! Confira alguns conselhos especiais, diretamente enviados por alguém que já passou por tudo isso antes. Segue o fio:
1. Tem muito mais pela frente
O terceiro ano não é o fim da sua vida. Entenda que você está encerrando uma fase para entrar em outra igualmente especial. Aproveite esses últimos momentos e se prepare para o extraordinário desconhecido que está por vir.
2. Desfrute das relações
A escola vai muito além do conhecimento acadêmico. Dentro do ambiente escolar, formamos laços íntimos com pessoas especiais. Desfrute das relações, mas saiba que o terceiro ano do ensino médio não marca o fim delas. Alguns amigos levamos para a vida.
3. Respira e não pira
Queremos que você mantenha a calma, mas sabemos que às vezes fica difícil alcançar a tranquilidade diante de tanta pressão. Afinal, todo mundo exige que os terceiranistas entrem em uma faculdade o mais rápido possível. Ingressar no ensino superior é de fato importante, mas ainda há outra coisa de extrema relevância: sua saúde mental. Cuide dela e a torne prioridade. Estude muito para o vestibular, mas tire um tempo para cuidar de si e zelar por sua paz.
4. Escolha com o coração
Mas como entrar em uma universidade quando não sabemos que curso fazer? Eis aí outra pressão. Educadores também esperam que adolescentes definam rapidamente a carreira profissional que exercerão na vida adulta. Essa é uma decisão tão delicada quanto difícil. Ao decidir, pondere todas as variáveis: custos, oportunidades, mercado de trabalho, vocação e, acima de tudo, sua satisfação. Não dá para trabalhar por vários anos com algo que não te deixa feliz.
5. Foco e organização
Sem foco e organização, você vai surtar. É preciso ser responsável com os estudos para que haja perspectiva e paz em seu coração. Não adianta desfrutar das relações e curtir os amigos se você se desviar do propósito principal que todo estudante deve ter em relação à escola: aprender. Também não adianta decidir a faculdade, mas não se esforçar para cursá-la. Então, chame a responsabilidade para si e foque no terceirão.
Um ano que você nunca vai esquecer
Este será um dos anos mais inesquecíveis de toda sua vida. Vai ter sufoco? Vai, não vamos mentir, mas a promessa é de que no final valerá a pena. Você é capaz de encarar os próximos dias e, quando a situação apertar, lembre-se dos nossos conselhos.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)