Boas relações entre escola e pais
Como construir um relacionamento saudável entre famílias e escolas para que a educação saia ganhando?
Responda rápido: o que as escolas têm em comum com os pais e mães? Todos os lados querem o melhor para crianças e adolescentes, por isso é muito importante que eles cooperem um com o outro. Agora, o que uma instituição pode fazer para manter uma boa relação com as famílias de seus alunos e vice-versa?
Primeiro, entenda que pais matricularam seus filhos em determinada escola acreditando que ela é a melhor opção para a educação deles, dentro de suas respectivas realidades. Portanto, escolas devem honrar esta escolha atendendo as expectativas e buscando evoluir sempre para oferecer um ensino de qualidade.
Segundo, tanto pais quanto escolas devem compreender que a formação de crianças e adolescentes ocorre graças a vários braços e os principais deles são estas duas instâncias. Para que alunos se desenvolvam em completude, os dois ambientes devem trabalhar juntos.
Dito isto, na relação entre família e escola, o que cabe a sua instituição? O que cabe aos pais? No caso da escola, além de oferecer o melhor sempre, outras iniciativas práticas podem estimular o diálogo e a cooperação entre os dois lados.
Para as escolas:
1-Seja amigo da família
Faça o possível para saber os nomes dos pais e das mães dos alunos. A família inteira precisa se sentir acolhida e respeitada pela escola. Isso é importante para estreitar a relação, transmitir confiança, promover afinidade e fugir da superficialidade.
2-Escute-os
Nenhum relacionamento funciona sem diálogo, certo? Obviamente, isso inclui o relacionamento da escola com os pais de seus estudantes. Dialogue com eles. Nessa comunicação, se disponha a escutá-los com atenção e prestatividade. Pergunte quais são suas expectativas, esteja disposto a ouvir reclamações e dar o seu melhor para resolvê-las.
3- Promova reuniões
As reuniões funcionam para atualizar os responsáveis sobre o andamento da instituição e o desenvolvimento dos estudantes, bem como para aproximar família e escola. Elas são iniciativas eficientes para fomentar essa aproximação tão indispensável.
4- Comunique-se!
Abra canais para a comunicação. Redes sociais, e-mail, telefone de contato, WhatsApp. Tudo isso funciona para informar e ouvir. Mantenha o feed atualizado com as programações da escola e fique de olho na caixa de entrada.
Para os pais
1. Conheça os canais de comunicação
Ao matricular seu filho na escola, busque estar ciente de todos os canais de comunicação que são fornecidos pela instituição. Redes sociais, telefones, etc. Nunca fique em dúvida para recorrer a estes canais caso seja necessário. Acompanhe as redes da escola para sentir-se parte do processo. Caso a escola não apresente caminhos viáveis para este contato, visite o local para uma conversa e para solicitar melhores mecanismos de interação entre pais e escola.
2. Se envolva em atividades junto a escola
Procure saber se a escola tem atividades extracurriculares que envolvam pais e comunidade. Participe sempre. Também esteja presente nas reuniões de pais ou em encontros solicitados pela administração. Se una a outros pais para construir uma rede de apoio que favoreça tanto a escola quanto aos alunos.
3. Aproxime-se de professores e administradores
Preocupe-se em conhecer os professores de seu filho, as secretárias da escola e também os administradores. Isto mostra sua disposição em cobrar o melhor ensino e também em colaborar para que as iniciativas da escola tenham sucesso! Às vezes, discutir dificuldades escolares de seu filho, ou obstáculos de outra natureza na educação é bem mais simples se fazemos isto com amigos.
4. Esteja disponível para a escola
Não se esqueça de deixar no cadastro da escola todas as formas possíveis para comunicá-lo enquanto pai. Estar disponível e atento é abrir caminhos para um desenvolvimento saudável e feliz do seu filho e do processo educacional.
Diálogo sempre!
Obviamente essas dicas não garantem que o relacionamento entre pais e escola será perfeito. Afinal, mares de rosas não existem. Se houver desgaste na relação em algum momento, faça o que todas as famílias fazem, sentem-se para conversar. Não se esqueça: tudo acontece na base do diálogo!
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)