Ano novo: gratidão!
Sabia que ser grato é essencial para ter qualidade de vida? Algumas dicas para desenvolver este hábito no ano que começa
Mais um ano começa e com ele a famosa lista de resoluções para a nova etapa. Ler mais, fazer exercícios, melhorar a alimentação, ser mais paciente, trabalhar menos. Por que não acrescentar a esta lista “ser mais grato”? Muitas vezes, esta resolução nem é lembrada, e quando inserida em nossos desejos, pouco praticada. No entanto, para a ciência, gratidão é mais que apenas reconhecer aquilo que temos de bom, mas saber que nossas coisas felizes existem por contribuição de muitos fatores e gentes e, para além disto, é um estilo de vida que assume o contentamento com as circunstâncias que nos cercam mesmo que não sejam as melhores.
Estudos sugerem que treinar esta atitude estimula áreas do cérebro relacionadas ao prazer e conexão social. Ser grato contribui para o alívio do estresse e a regulação emocional. Além disto, pode reduzir sintomas de ansiedade e depressão, melhorar o sono, fortalecer a imunidade e produzir uma constante sensação de satisfação. Estar “satisfeito” constantemente não é acomodar-se com aquilo que nos incomoda, mas ter a serenidade para encarar os desafios com a certeza de que podemos melhorá-los de alguma forma. A gratidão nos ajuda a lidar com sentimentos de solidão e vazio, encontrando uma plenitude simples que nos ajuda a lidar melhor com as frustrações diárias.
Mas ser grato exige treino. Confira algumas atitudes que podem ajudá-lo a desenvolver isto neste novo ano.
1. A lista das 3 coisas
O “diário da gratidão” é uma técnica desenvolvida por Martin Seligman – psicólogo e autor de livros sobre inteligência emocional e positividade. Ele sugere que anotemos, todas as noites, três coisas pelas quais somos gratos naquele dia. Além disto, a ideia é escrever porque você sente que as coisas foram “boas” e que sentimentos elas despertaram em você. É algo simples, mas esta atitude pode atuar diretamente sobre partes do cérebro que atrapalham a boa saúde emocional. Ao fazer esta anotação simples diária nossa mente fica mais atenta a identificar cada benefício recebido no dia, colocando em perspectiva a atenção que deve ser dada ao positivo e ao negativo da vida.
2. Positividade sem teflon
Por outro lado, a mente humana tende a focar-se em experiências negativas e deixa escapar as positivas. O psicólogo Rick Hanson chama estas circunstâncias de “velcro” e “teflon”. Ou seja, tendemos a ruminar pensamentos pessimistas, de desesperança ou de culpa. Como velcro eles colam no cérebro. Ao contrário daquilo que nos fez bem, que tratamos mais como teflon, escapando sempre de nossos pensamentos. O objetivo é dar mais aderência aquilo que é bom, que nos beneficiou, lançando para longe toda a atitude “teflon”. Se a culpa vier, lembre-se de um sorriso ou conversa que compartilhou no dia.
3. Reconhecendo o outro
Gratidão é o reconhecimento de uma interdependência. Não existimos solitários no mundo. Ser grato é perceber que ninguém é autossuficiente, nem tem controle sobre todas as circunstâncias da vida. Dependemos dos outros. E na humildade de reconhecer o valor do outro na rotina diária encontramos pertencimento e satisfação. Ter alegria em saber que pessoas nos fazem coisas boas todos os dias, e termos a fé de que Deus também o faz, concede um incrível poder de enfrentamento para a vida e um senso de propósito no mundo.
Fortalecimento de laços
Quando expressamos gratidão e reconhecimento desta interdependência, seja em casa ou no trabalho, isto nos une aqueles que nos cercam. Cria-se mais confiança, espírito de colaboração e solidariedade com aquilo que não está, necessariamente, no centro de nossas jornadas. Famílias que praticam a arte de ser gratas permanecem unidas. Gestores e líderes que constroem uma cultura de gratidão criam ricos espaços profissionais. Agradecer é um ato revolucionário para nos tornar melhores pessoas.
Portanto, neste ano, reconheça mais o lado positivo da vida. Reconheça quem te acompanha e te ajuda diariamente, nas mais mínimas atitudes. Os benefícios podem surpreendê-lo e, quem sabe, no próximo ano você possa afirmar que viveu a melhor experiência de sua vida até então. Que tal experimentar? Ser grato não causa nenhum efeito colateral! Feliz 2023.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)
Notícias populares
30 maio, 2022
Chegou o “terceirão”, e agora?