Animais marinhos fascinantes
Três espécies que podem nos ensinar grandes coisas sobre a vida
A ecologia marinha parece um mundo à parte. Para alguns, ela evoca mistérios e causa arrepios. Para outros, tudo que vive debaixo d’água fascina e demonstra a grandiosidade da natureza. E para você? O que vem a sua mente quando pensa em animais marinhos?
Alguns deles, além de serem fantásticos em suas vivências, deixam lições importantes para toda a humanidade. Vale a pena mergulhar em seus ensinamentos. Confira alguns deles.
1. Cavalo Marinho
Sua cabeça alongada faz lembrar o cavalo que corre pelo solo em fazendas mundo afora, mas as semelhanças param por aí. Ele possui a capacidade de se camuflar e se move pelo oceano através de movimentos ondulatórios. Com sua cauda, se agarra às plantas aquáticas para descansar.
No entanto, o grande destaque vai para suas vértebras, que resistem à pressão sem que se quebrem. Com um cavalo marinho, podemos aprender a resistir às situações mais inóspitas e difíceis sem que sejamos despedaçados.
2. Polvo
Trata-se de um molusco marinho com corpo mole e sem esqueleto interno. Ele solta tinta ao tentar fugir, se camufla e move seus braços como numa dança. Eles têm uma boa visão e um tato sensível ao toque e à textura.
Podemos observá-lo de modo especial no documentário audiovisual chamado Professor Polvo. Com ele, aprendemos lições de companheirismo, vulnerabilidade, confiança e fidelidade. No filme, surge uma amizade imprevisível entre um homem e um animal marinho que nos prova que fomos criados para viver em harmonia e companheirismo e é possível desenvolver uma relação amistosa com a natureza.
3. Tubarão
Existem várias espécies desse mesmo animal. São os grandes predadores do mundo marinho. Geralmente, estão em águas profundas e podem ser encontrados em todos os oceanos. Com um olfato bem desenvolvido, captam o cheiro até de uma mera gota de sangue à distância. Seus dentes são fortes o suficiente até mesmo para rasgar cascos de tartarugas.
Muitas pessoas o encaram com temor, mas por que não entendê-lo como um ser que nos inspira por sua imponência? Ele se destaca onde está, mesmo após longos períodos de fome e consecutivas perdas de dentes. Nem mesmo em sua fraqueza deixa de ser respeitado.
O maravilhoso universo marinho
Na sua próxima ida à praia, contemple o oceano e tente pensar em quantos seres o habitam. Escolha um deles para investigar, ler e aprender. Precisamos desenvolver a habilidade de olhar para a natureza nos sentindo parte dela. E mais, entendê-la como um reflexo de nosso Criador. Já dizia o salmista, “Que variedade, Senhor , nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas. Eis o mar vasto, imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes”, Salmos 104: 24 e 25
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)
Notícias populares
18 jun, 2020
O poder dos podcasts