Alfabetização em duas línguas
…e isso sem precisar sair do Brasil!
Sempre ouvimos histórias de brasileiros que, por diversos motivos, nasceram ou cresceram em outro país. Os relatos de tal experiência, principalmente quando contados pelos pais, são quase sempre acompanhados por declarações como “aprendeu a língua local rapidinho, muito mais que a gente… coisa de meses e estava falando fluentemente”. Mas essa não é apenas uma percepção de quem vivencia, é também uma constatação científica.
Pesquisadores da Universidade de Boston aplicaram um questionário diagnóstico para centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo. Verificando as respostas, constataram que, pelo menos de um ponto de vista gramatical, o aprendizado da língua é se dá de forma mais sólida até os 18 anos de idade.
Mas, o ponto de destaque dos resultados é que, para a pessoa ser fluente por completo, o aprendizado precisa iniciar antes dos 10 anos de idade. Esses dados só mostram o que muita gente já sabe: o melhor momento de se aprender um idioma é na infância. Mas, a pergunta é inevitável, como tornar esse aprendizado mais fácil e natural sendo que não temos a oportunidade de morar em outro país?
Claro que esse é um privilégio para poucos, né? Qual pai não gostaria de proporcionar essa experiência e esse aprendizado para o seu filho? Mas, claro, não é algo tão fácil e simples de se alcançar. Na busca por proporcionar uma forma semelhante ao que teria num aprendizado em línguas em outro país, o ensino bilíngue tem se mostrado um método muito eficiente e realista, principalmente para os que buscam uma formação muito próxima do “fluente”, com proficiência elevada.
Especialistas definem a educação bilíngue como o modelo cujo currículo académico é estabelecido e ministrado em duas línguas diferentes, que fazem parte de toda a rotina escolar, possibilitando então o ensino conjunto na formação do aluno. Isso quer dizer que a criança será alfabetizada em português e inglês, por exemplo.
É uma forma muito natural e eficiente de construir um domínio muito semelhante aos que crianças que crescem em outros países conquistam. Esse modelo vem crescendo no Brasil e é uma das formas mais eficientes de construção de uma elevada proficiência, ampliando e muito os horizontes de oportunidades do estudante no futuro.
O Colégio Adventista oferece o ensino bilíngue com metodologia internacional. Conheça nossa proposta e garanta essa formação completa e globalizada para o seu filho.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)