Água: dicas para cuidar deste precioso recurso
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, nunca é demais relembrar como podemos preservar um dos bens mais importantes do planeta
Já olhou alguma imagem do nosso planeta feita lá do espaço? Redondinho e azulzinho, né? A coloração azulada se justifica pelo fato de que 70% da superfície terrestre é coberta por água. E essa estatística se repete quando falamos sobre nosso corpo. Somos compostos, fisicamente, pela mesma porcentagem de água.
Calma! O papo de hoje nada tem nada a ver com matemática, mas precisamos recorrer aos números para explicar a importância de preservar a água, com urgência e comprometimento.
Segue o fio
Bem, é fato que 70% da superfície terrestre é preenchida com água, no entanto, deste total 97% do volume corresponde aos oceanos. Resumindo: é tudo salgado, inadequado para o consumo. Afinal de contas, ninguém enche uma garrafinha com água do mar, né?
Isso significa que o planeta inteiro tem à disposição apenas 3% de água doce. E esse número pode diminuir ainda mais se continuarmos afetando negativamente nossas nascentes e rios. A poluição e a seca comprometem a sobrevivência de muita gente.
Não é possível sobreviver sem água. O ser humano pode aguentar semanas sem ingerir alimentos, mas ficar de 3 a 5 dias sem beber líquidos pode levá-lo à desidratação e consequentemente à morte.
Às vezes, principalmente em dias quentes, ficamos algumas horas sem tomar água. A sensação que isto desperta nos faz pensar: “nossa, estou morrendo de sede”. Daí, é só abrir a geladeira, despejar o líquido da jarra em um copo e pronto. Problema resolvido!
Infelizmente, em realidades mais precárias, as pessoas morrem de sede de verdade, sem metáforas. Em suas casas, não há nenhuma jarra cheia na geladeira, tampouco energia vinda de hidrelétricas para manter a refrigeração do querido líquido.
De acordo com Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso a uma quantidade minimamente aceitável de água potável. Esse grupo, que tanto sofre, equivale a 18% da população mundial.
Quanto mais poluirmos as águas, quanto maior for o número de rios que secam, mais pessoas morrerão de sede. Estima-se que, se nada for feito para reverter a situação, apenas ¼ da humanidade terá água para beber, se hidratar, trabalhar no futuro.
E agora? O que fazer?
Todas estas informações, chanceladas por números, tem o objetivo de convencer você a respeito de necessidades que precisam ser pensadas com urgência. Como é o caso de procurar desenvolver uma consciência ambiental e de preservação dos recursos naturais. Entre eles, o líquido mais importante de nosso planeta azulzinho.
Caso você não saiba, no dia 22 de março (no início desta semana) foi comemorado o Dia Mundial da Água. Para que pensemos na importância de cuidar deste precioso recurso, listamos algumas atitudes que podem ser adotadas no cotidiano e que contribuem para nosso consumo consciente.
-Feche bem as torneiras após usá-las;
-Enquanto ensaboa o corpo ou o cabelo, desligue o chuveiro;
-Reduza seu tempo no banho;
-Escove os dentes com a torneira fechada;
-Reaproveite a água que sai da máquina de lavar para limpar a calçada, por exemplo;
-Não jogue lixo em rios, praias ou lagos;
-Converse com seus amigos e familiares sobre a importância de preservar a água.
E aí? Você já pratica algum desses hábitos? Tem algum outro para sugerir? Vamos cuidar da água juntos, só assim poderemos vencer a erradicação e contaminação deste recurso primordial. Lembre-se, este planeta foi nos dado como casa e, além de moradores, somos também cuidadores de tudo que nele há. Faça sua parte para que ninguém morra de sede!
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)