5 curiosidades impressionantes sobre a Língua Portuguesa
Você vai descobrir que a nossa língua mãe tem uma força mundial muito maior do que imagina.
A querida Língua Portuguesa é uma das nossas heranças coloniais, uma das poucas positivas, muitos estudiosos ressaltam. A beleza das suas palavras, a melodia dos seus fonemas, sua vasta e reconhecida produção literária colocam o idioma dentre os mais importantes do mundo. Claro que essa repercussão internacional tem uma ajudinha muito grande do Brasil, né?!
O nosso país é o que tem maior projeção internacional por sua numerosa população e produção cultural, dentre os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). E no 5 de maio é comemorado o Dia da Língua Portuguesa. Para muito além do seu vasto vocabulário e complexa gramática, separamos aqui cinco curiosidades incríveis sobre a nossa língua. Confira:
1 – A origem
Ela tem seu “início” no galego-português, que era falado no Reino da Galiza (que era localizado no Norte de Portugal). A criação do Reino de Portugal, em 1139, e a expansão para o sul do país fizeram com que a o idioma fosse difundido no território europeu e, posteriormente, mundo afora com a colonização da América, África e Ásia, a partir do século 15. Assim como o francês, o espanhol, o Italiano e o romeno, o português tem suas raízes derivadas do Latim.
2 – Presente em quatro continentes
Na Europa: Portugal; Na América: Brasil; Na África: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe; Na Ásia: Macau e Timor Leste (esse está quase ali na Oceania, mas oficialmente não é parte do continente), somando mais de 270 milhões de falantes, se consolidando como a 5ª língua mais importante do mundo em número de fluentes.
3 – Língua cultural ou secundária
Há nações onde o idioma também é falado por alguns grupos e têm uma relevância para o país, como são os casos do Uruguai, Paraguai, Namíbia e África do Sul. Há também situações interessantes de línguas crioulas que têm como base o português, como acontece em regiões do Senegal, de Camarões, da índia, do Sri Lanka e da Malásia.
4 – Sem fronteiras
Apesar de estar difundida por todas as partes do mundo, não há nenhuma fronteira terrestre de países que possuem o idioma como língua oficial. Os que estão mais próximos um do outro são Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe, que estão separados pelas águas do Oceano Atlântico, já que o último é uma ilha africana.
5 – Livre circulação
Há um projeto sendo discutido entre os países integrantes da CPLP de livre circulação de pessoas cidadãs das respectivas nações. As discussões avançam, mas esbarram em diferentes questões locais de cada país que precisam ser alinhadas antes da oficialização de um acordo, o que pode levar anos.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)