3 hábitos que você pode desenvolver para cuidar do planeta
No dia internacional da Conscientização das Mudanças Climáticas, é hora de pensar o que podemos fazer para contribuir com a saúde da Terra
O inverno do ano de 2020 foi o mais rigoroso dos últimos 4 anos na região sul do Brasil, de acordo com os especialistas. Não houve nenhuma marca histórica mas, quem vive por aqui sentiu na pele a mudança de temperatura. Por outro lado, em regiões como o sudeste do país, por exemplo, há tempos o inverno já não é a mesma coisa. E são os idosos que testemunham das mudanças do nosso clima. “Na década de 80 quando cheguei a essa cidade, o frio era bem mais intenso”, “o frio já não é mais como era antigamente”, são frases comuns de se escutar.
Quem vive nas regiões mais quentes também sente a diferença. Neste caso, porém, a impressão é só uma: o calor não para de aumentar. É cada vez mais difícil ficar exposto ao sol mesmo nas horas mais frescas da manhã. Embora os cientistas pontuem que, em algumas dessas situações, a mudança de temperatura não passa de uma impressão das pessoas, não se pode negar que o nosso planeta tem passado por mudanças significativas no clima que, pouco a pouco, passamos a experimentar.
Tais alterações não são resultado do acaso. São reflexos da maneira como cada um de nós tem (des)cuidado do planeta. A escolha de muitos de nós por uma vida mais conectada, mais urbana, mais moderna, interfere diretamente no consumo dos recursos naturais e na quantidade de poluição que lançamos para a atmosfera todos os dias. As consequências não poderiam ser outras senão os indícios de exaustão de um planeta que não tem sido bem administrado.
Para além da nossa necessidade de sobrevivência, o orgulho e a ganância nos cega para o quanto é essencial que cuidemos do planeta em que vivemos. A natureza não é apenas refúgio, ela é casa. E a menos que paremos para pensar no que é feito à natureza, não teremos mais casas para morar e nem ar para respirar.
Daí a importância das datas como o dia da Conscientização das Mudanças Climáticas, 16 de março. O objetivo dessa data é nos fazer parar e pensar não só no impacto das nossas ações sobre o planeta, mas também em soluções. A data relembra o processo de reconhecimento do Protocolo de Kyoto, um tratado internacional para fazer com que os países desenvolvidos diminuam a emissão de gases que causam o efeito estufa, principalmente o CO².
A queima de combustível para garantir o nosso transporte e o desmatamento de nossas florestas são os fatores que contribuem para o aumento do efeito estufa, fenômeno responsável por aumentar a temperatura do planeta, mudando o clima. E temos sentido o efeito dessas mudanças cada vez mais perto de nós.
Pensando nisso, separamos 3 ações que você pode incorporar no seu dia a dia, para ter um estilo de vida mais sustentável e consciente.
1) Pense duas vezes antes de comprar: Antes de substituir algo em sua casa que seja útil e esteja em bom estado, pense se não é possível dar a esse objeto outra função, por exemplo. Você vai perceber que precisamos de muito pouco para viver e se chegar à conclusão que deseja mesmo se desfazer, doe ou venda. Comprar objetos usados também é um consumo consciente.
2) Recicle o seu “lixo”: Seja ousado e criativo para reciclar e reaproveitar. Que tal usar aquele caderno com poucas folhas preenchidas até o fim? Com uma dose de criatividade, a capa será outra e você terá um caderno “novinho em folha”. O seu bolso e o planeta agradecem. Ah, e essa dica se aplica a uma série de coisas, inclusive roupas.
3) Dê uma folga para o seu carro: Crie oportunidades no seu dia para caminhar. Aproveite para apreciar a paisagem. Se a distância for considerável, as bicicletas são uma ótima opção. O exercício físico estará em dia e você não lançará gases poluentes na atmosfera. E se for inevitável o uso do carro, que tal oferecer uma carona?
Fazer a nossa parte no cuidado com o planeta pode ser mais simples do que você imagina, não é? Vamos preservar a nossa casa!
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)